quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Campanhas


 GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer


No período passado eu minhas colegas de turma (minha equipe: Vivi,Laydinha e Mislane) tivemos o prazer de realizar uma pesquisa em campo .Digo muito prazer porque tivemos a oportunidade de conhecer o Gaac um centro de apoio especializado em cuidar e acolher crianças com câncer.Lá tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de toda a equipe de apoio e assistentes socias .E nao para por aí não ,eles dão assistencia medica ,hospitalar,cursos profissinalizantes,apoio domiciliar (como alimentação,transportes etc.).Emfim vou postar anuncio tirado do proprio site do Gaac para que todos conheçam de forma mais detalhada o lindo trabalho que fazem esses "anjos inspiradores".

O GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer é uma instituição filantrópica, civil e sem fins lucrativos, detentor do patrimônio e mantenedor do CTFM - Centro de Tratamento Infanto juvenil Fabiana Macedo de Morais, hospital infantojuvenil especializado em oncologia.

Desde o início das suas atividades, em 1996, o GACC existe para garantir a qualidade global do tratamento da criança e do adolescente, em padrões de excelência, independente de sexo, cor, religião ou posição sócio-econômica.

Como mantenedor do hospital CTFM – Centro de Tratamento Infantojuvenil Fabiana Macedo de Morais, o GACC viabiliza a oportunidade de crianças e jovens com câncer, e seus familiares, sem nenhuma distinção, tenham um tratamento digno, humano, integrado, recebam todos os recursos médicos – clínicos - hospitalares, conjuntamente com os recursos sociais, psicológicos e pedagógicos - educacionais necessários. Todos os pacientes são atendidos em diversos programas que garantem o tratamento de qualidade e buscam alcançar os mais elevados índices de cura.

O hospital CTFM é gerenciado e administrado pelo GACC, sendo o único do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira habilitado pelo Ministério as Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON Exclusiva de Pediatria Oncológica, conveniado com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, sendo a referência para o tratamento integral dos pacientes SUS diagnosticados com câncer entre 0 e 19 anos dos 39 municípios da região.

Atualmente atende mais de 500 crianças e jovens nas diversas fases do tratamento do câncer.

O GACC é auditado na área Contábil, Tributária e Previdenciária desde maio de 2001 pela Di Biasi Auditoria Independente.
Fonte: Site do gacc



Avosos-Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe


Historico

     Em 1982, com um impulso de bondade, Maria Ruth Wynne Cardoso, hoje mais conhecida por Tia Ruth, começou a realizar visitas diárias aos pacientes internados na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, localizada próximo a sua residência. Sensibilizada pelo sofrimento acentuado dos pacientes da ala de oncologia e pela carência de recursos pessoais e hospitalares, ela começou a atuar naquele setor levando lanches, agasalhos, palavras de conforto. Após algum tempo abriu as portas da sua casa, funcionando informalmente como primeira Casa de Apoio. Tudo isso, com a ajuda de alguns amigos que se uniram a causa.

     Ao longo do tempo mais pessoas se juntaram à luta de Tia Ruth e, aos poucos, constituiu-se um grupo que passam a ter reconhecimento junto à comunidade, recebendo doações de mantimentos e roupas. Diante desse trabalho, o grupo formado por 17 pessoas sentiu a necessidade de se oficializar.

     No dia 24 de Julho de 1987, foi fundada oficialmente a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, a AVOSOS. Neste dia estavam presentes Tia Ruth, Anna Lobão, Jeane Melo, Wilson Melo, Judite Lobão, Inah Leão, Marlene Andrade, Marcelo Andrade, Silvia Maciel, Dilma de Souza e Nivalina Brás. O grupo visava dar maior assistência às crianças e adolescentes com câncer, bem como os seus pais ou acompanhantes e usavam a casa de Tia Ruth como sede provisória da associação.

     No ano seguinte, em 1988, foi instalada a primeira sede oficial da AVOSOS, como fruto de seu prestígio junto à sociedade sergipana. O grupo começou a fazer visitas domiciliares levando palavras amigas, campanhas de esclarecimentos sobre o câncer e ainda para arrecadação de roupas e lençóis, assim como a auxiliar as crianças e adolescentes com mantimentos, remédios, apoio sócio-econômico às famílias e estímulo para o tratamento. Paralelo a atuação na Casa Apoio, o grupo continuava junto aos pacientes internados nas enfermarias do Hospital Cirurgia. Até então a taxa de abandono de tratamento de crianças e adolescentes era muito alta por causa das dificuldades sócio-financeiras para locomoção, alimentação, hospedagem e também pelo número limitado de leitos no hospital. Com a ajuda da Casa de Apoio à Criança com Câncer essa taxa foi reduzida a zero.

     No ano de 1992, a AVOSOS recebeu, através da voluntária Telma Andrade, doação de uma casa mais ampla de um casal amigo. Nasceu, então, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Tia Ruth/AVOSOS. Nesse período, entre os anos de 92 e 95, a AVOSOS conviveu com a perda de muitas crianças e adolescentes devido à deficiência de tratamento do câncer no hospital. Por conta disso, implementou em suas campanhas a compra de medicamentos oncológicos para suprir a deficiência do serviço hospitalar. Em virtude da atuação com pacientes portadores de câncer e sua de visibilidade junto à sociedade, em 1996, a AVOSOS foi convidada pela Secretaria de Estado da Saúde e pela direção do hospital público a implantar e administrar um serviço médico ambulatorial na área de oncologia no Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), atual Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE), no qual atuou como administração por quatro anos, mas a instituição continua presente através do voluntariado.

     No ano de 1997, foi inaugurada a Unidade Médica Dr. Jorge de Marsillac, realizando o tratamento de câncer em nível ambulatorial através de convênios, o que muito contribuiu para suprir as limitações financeiras do serviço ambulatorial do HGJAF.

     Já em 1998, a AVOSOS foi convidada pela primeira a participar da Campanha McDia Feliz, sendo até o momento a maior campanha que arrecada para a instituição.

     No ano de 2000, a Casa Tia Ruth trocou de endereço, optando por uma expansão do espaço físico, aumentando também o número de voluntários e a equipe de atendimento, constituindo uma equipe multidisciplinar, o que representou um avanço no profissionalismo e no fortalecimento do trabalho já realizado nos hospitais. Além disso, reforçou a captação de recursos e instalou o setor de telemarketing na sede, visando divulgar a instituição e arrecadar fundos para melhor assistir as crianças e adolescentes com câncer. A partir de 2001, a Casa de Apoio passou a atender também pacientes com doenças hematológicas crônicas. Também em 2000, foi adquirido um terreno através de recursos próprios e provenientes do McDia Feliz..

     Em maio de 2003 foi iniciada a construção do Complexo AVOSOS, formado por duas unidades, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Tia Ruth/ AVOSOS e Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, antiga Unidade Médica Dr. Jorge de Marsillac.

Sonho realizado

     Em 26 de maio de 2004 foi inaugurado o Complexo AVOSOS e atualmente atende mais de 340 crianças e adolescentes e seus acompanhantes. As atividades da Casa são elaboradas visando a desenvoltura sócio-psico-pedagógico dos assistidos e de seus familiares. Hoje, a Casa Tia Ruth/AVOSOS disponibiliza uma assistência global e de qualidade. O trabalho voluntário é o pilar da instituição e além dos trabalhos desenvolvidos na Casa eles constituem a diretoria administrativa da AVOSOS. Dos fundadores da instituição Tia Ruth, Ana Lobão, Wilson Melo, Jeane Melo, Judite Lobão e Inah Leão continuam atuando.

     Juntos todos eles provam que “o amor cura”.

Um novo passo. Uma nova esperança!

     Em 2010, pensando na realidade de dezenas de crianças e adolescentes, a Avosos inaugurou um novo serviço de atendimento pediátrico oncológico. A iniciativa serve como mais uma referência para o Estado visando a detecção precoce do câncer infantojuvenil e maior agilidade no tratamento.   

      O Serviço em Oncohematologia Pediátrica (SOHEP/AVOSOS) oferece gratuitamente consultas e exames para pacientes com suspeitas do câncer infantojuvenil, disponibilizando o tratamento para os casos confirmados. Além disso, em parceria com o Hospital São José, possui a Unidade Hospitalar do Serviço para os casos de internamento de pediatria oncológica.


      

      



Projetos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario aqui :